Friday, December 26, 2003

Hino à Irresponsabilidade

Nature or nurture (natureza ou educação)? Esta pergunta volta e meia surge nas nossas cabeças. Afinal, somos o resultado da nossa herança genética (= não me culpem, foi assim que o meu papá e a minha mamã me fizeram!) ou a nossa personalidade é o resultado da educação que tivemos, dos amigos, e mais importante que tudo: da Televisão.

A alguns anos atrás, quando se falava da descoberta de um gene gay (era um cor-de-rosa e que dançava ao som de YMCA), as organizações homossexuais andavam excitadíssimas (???) com essa possibilidade. Isto porque se existisse um gene responsável pelas nossas orientações sexuais deixaria de haver razões fortes para a discriminação, ou seja, um casal de homens podia adoptar uma criança, sem que (ai Jesus) houvesse o perigo desta “virar” bicha por influência dos pais. OU então um professor gay deixaria de ser reprimido de falar de sexo, uma vez que as meninas não seriam fufas pela sua má influência! Não haverá argumentos melhores para acabar com este tipo de discriminação?

Isto prova que toda gente quer é sacudir a agua do seu capote. “Eu matei o gajo mas foi porque o meu pai me deu um Action men no natal – fiquei tão traumatizado”. Uma coisa ocorre na minha cabeça (I ear voices in my head). Quando temos idade e vontade de decidir o caminho que queremos, as decisões são realmente nossas? Ou são apenas o reflexo da nature e/ou nurture? Vendo por este prisma, nós nunca somos responsáveis por nada!

Até concedo que certos factos na nossa infância nos possam perturbar e condicionar para o resto da vida (I still ear voices in my head), mas não tenho dúvidas que nem tudo é desculpável e/ou compreensível.

Vivemos na era da irresponsabilidade absoluta.

No comments: