Friday, September 24, 2004

Algoritmo Humano/Tirania do Caos

Notas do rei: Aconselho a leitura do texto “Gosto muito de seres humanos” antes de prosseguir.

O casal de seres humanos seres humanos foi de férias. Estavam cansados da rotina diária, acordar, beijo matinal, pequeno-almoço, filas de trânsito, apalpão no metro, emprego, café, trabalho, almoço, emprego, café, trabalho, amante, cigarro, casa. Sexo ao domingo de manhã, antes da visita de, ou aos pais/sogros. Chatices, mais um fim-de-semana que passou sem se fazer nada (e como é bom). A rotina mata. O tabaco e os ciúmes conjugais também, assim como atravessar a rua fora da passadeira, mas tudo isto é uma tentativa de rotura com a rotina, introduzir alguma surpresa na previsibilidade da ordem natural das coisas. Eles precisavam de Caos.

Para a ruptura total é necessário algo completamente diferente: férias no Algarve, o Reino dos Anglo-Saxões!



A liberdade, o delírio da liberdade de escolha! De escolher o que fazer com o tempo, de não fazer nada com o tempo. De simplesmente apanhar banhos de sol das 10 ás 12, depois do pequeno-almoço ás 9, lavar os dentes e fazer a trouxa com as sandes e os sumos, o calção xadrez, a revista cor-de-castanho (leitura de merd…), a manta xadrez (começo a notar um padrão), a Bola, o guarda-sol, almoço (?) nas horas de menos sol, banho após a digestão, esfregar as costas com fula nela e frigi nele, apanhar escaldões e culpar os nadadores-salvadores. Sexo á noite que está mais fresco, dores de cabeça quando o calor exterior é mais elevado que o do interior.

Quebraram a rotina. Foram de férias.

Quebrar a rotina é a desordem q que os humanos são alérgicos. É o Caos! O caos está para os Humanos como a ausência de algoritmos está para as máquinas. O algoritmo é o que falta para transformar ”klafhe fiowhjfejasriommm6978sdlmj” em “polvilhe 2 colheres de açúcar em pó e o bolo está pronto”. E o que terá de fazer um ser humano quando a desordem se instala? Quando o sistema de valores que sempre o rodeou, as relaçãos familiares, e mais importante a rotina casa-emprego, desaparece? Tem de pensar! Usar dados adquiridos (certos ou errados) para construir soluções para problemas novos. Criatividade, rapidez e exequibilidade de processos.

Então qual é o problema, se todos (?) os humanos se definem como animais que pensam? Pensar dá trabalho, consome energia, esta tão necessária a actividades como a produção de baba em frente ao televisor, gritar mais alto que o colega de trabalho, raspar a raspadinha (mas se ela já está raspada…) ou ainda a nobre arte da masturbação após uma louca noite de DiscoSound e levantamento de copos. Para quê criar algoritmos? “Eu até chumbei a matemática no liceu, a programação em Turbo Pascal na Universidade.”

Nota: associo as reacção, ou melhor, a paralisia (aqui se decreta a morte do par acção-reacção) associada ao Caos, àquela que está relacionada com os medos. Quando os humanos não possuem rotinas para situações novas/desconhecidas - Cãibras Mentais. Embora se estão a agir por impulso, ou porque já conhecem a solução, os humanos não estão a realidade a pensar… será que pensam?

Quando surge o Caos, a alteração a rotina, entram em pânico. Os mais dignos de pena são que passam a vida a dizer que gostam de “coisa novas e diferentes, para evitar monotonia e rotina”, quando na realidade esta alteração á rotina foi pensada e ponderada, e a introdução um desporto radical na agenda, não é o caos (bem pelo contrário). Este tipo de alterações implica um esforço mínimo, uma linha do programa que tem de ser alterada e não a substituição de sistemas. E a substituição de sistemas é a solução natural para o caos.

Paremos para respirar.

“Em os humanos não sabem lidar com o caos? É isso que quer dizer Rei? Mas se assim fosse já se teriam extinguindo! E não é esse o caso.”

Fazia-me uma grande diferença que TODOS os humanos deixassem de existir. Mas sobre a visão antropocêntrica da necessidade de seres humanos para existência da própria natureza falaremos um dia destes. Ou não!

Respondendo à pergunta:
Alguns seres humanos tem a capacidade de reagir e pensar em situações destas. Criam rapidamente rotinas para ordenar o Caos, que deixa de ser uma desordem a partir desse momento (pelo menos para os que raciocinam). Nesta situação, os outros humanos, o rebanho, segue aquele que de repente acende a luz no quarto escuro, o que lhes dá de mão beijada a fórmula da sobrevivência. E como já disse os seres humanos não questionam as rotinas, desde que não tenham que pensar muito, que a energia está cara. È mais fácil permanecer no quarto iluminado, mesmo que se tenha que aguentar com o cheiro do sovaco do gordo e o fumo do viciado em nicotina, que ir para um quarto arejado, mas escuro, e que chatice… ter de procurar o interruptor.

Se fórmula mágica é realmente boa ou não (fazer juízos de valor dá dores de cabeça), isso não interessa, é uma saída. E quem são estes mágicos mentais, que governam a partir do Caos? Os Tiranos. Em tempo de caos quem pensa (boas ou más soluções) é Rei. E o rebanho segue, até que um dia e já na segurança das suas rotinas e algoritomos casa-emprego-casa-férias surgem outros humanos, os Democratas, que cheios de ideias “originais” se propõem dirigir o rebanho e dar-lhes voz, agora que o Tirano já não é mais necessário. E o rebanho mantém a sua rotina, nem que tenha que alterar umas linhas de código, e fica todo contente por finalmente ter voz! Méeee…. Méeee… Quanto a pensar…



Quebraram a rotina. Foram de férias. Quiseram introduzir o caos na sua vida e nem uma linha do algoritmo alteraram. Os seres humanos são alérgicos á desordem. Ou será ao raciocínio?

No comments: