Friday, September 03, 2004

Crescem como Cogumelos

Não há cogumelos bonitos. Nem mesmo os mágicos. Estes só são agradáveis depois de consumidos (há até quem diga que depois de consumidos TUDO se torna agradável!).
Os cogumelos são saprófitas ou parasitas (Nota: saprófita: ser vivo que se alimenta absorvendo substâncias orgânicas normalmente provenientes de matéria em decomposição). Ou seja crescem sobretudo em locais onde a deposição de matéria morta é maior.



Os cogumelos não são vegetais porque não produzem. Também não são animais porque não se movimentam (que grande dor de cabeça para os biólogos preocupados com a classificação dos seres). São fungos. São seres multicelulares. Mas o mais interessante é que possuem muitas vezes mais do que um núcleo por célula. Eu sempre olhei para os núcleos das células como se fossem pequenos cérebros. Não consigo deixar de sorrir ao imaginar algumas pessoas com mais de um cérebro. Com tanta indecisão andariam ás cabeçadas ás paredes.

Eu gosto da expressão “crescem como cogumelos”. Eu lembrei-me de escrever isto ao passar por uns prédios em construção num local onde antes não havia mais que uma casas decrépitas. Imagino os apartamentos com várias pessoas amontoadas e as querelas familiares que não irão acontecer por lá.



Mas fico contente pelo crescimento desmesurado das cidades e por ver que cada vez mais cogumelos crescem por cima dos anteriores. Sobra mais espaço para mim no campo.

No comments: