Thursday, June 05, 2008

Desafio

O meu Camarada D-Holbster desafiou-me para escrever mais neste espaço e de seguida pede aos leitores dele para lhe explicarem porque é que o formato paperback nunca arrancou em Portugal. Vou então chacinar dois transeuntes com uma bomba.

Eu comprei recentemente, ou seja da ultima vez que estive na Lusitânia, um livro na FNAC por uns 5 euros... do António Lobo Antunes, Memória de Elefante (muito bom e estranho). E havia mais autores á escolha... por isso ainda há esperança para este formato em Portugal.

Mas há uma razão óbvia para explicar a falha de vendas desse formato: não há muito gente a ler, logo qualquer formato falha. Mas gostaria de analisar porque se vendem muitos paperback noutros países nomeadamente na velha Albion.

Na minha opiniao a razão prende-se com o "género" de livros que vendem muito: biografias de jogadores da bola/cricket rugby/pseudo-celebridades em geral, livros Dan Brown-ish, etc. Ora esses sao os que vendem muito. Coisinhas leves para as viagens de comboio/avião - com as restrições nas bagagens um destes vamos ter de carregar os livros nalgum orifício á la Papillon. Estes livrinhos que se leiem de uma penada e nao pesam nem na bagagem como referido, nem na cabeça (a nao ser que seja lido por um jogadore da bola/cricket/rugby/pseudo-celebridade). Chega-se ao trabalho e já se esqueceu o que se leu há 5 minutos atrás.

Cá vai uma lista dos paperback mais vendidos no UK nas categorias de ficção e não-ficção, e diz-me se comprarias algum caro Barão?

Também já comprei livros de autores consagrados por 2 - 5libras (3 - 7 euros). Mas estes livros sao baratos porque existem os outros para dar lucro ás editoras. Volta-se á velha questão, porque é que há tão pouca gente a ler em Portugal?

2 comments:

Anonymous said...

Eh pá, na não-ficção até há alguns livros interessantes.
No entanto a minha questão mantem-se: Porque raio livros de 20-30 euros vendem e os paperback não vingam...
Eu tenho uma teoria. Vai passando lá no estaminé que um dia ela aparece...

Teste Sniqper said...

Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão.