Tuesday, March 21, 2006

Espelologia naïf

mas porque que é eu me dicidi tornar espeleologista? Agora estou no escuro vislunbrando apenas luzes que existem na minha imaginacao. Miragens de Oasis luminosos. Está escuro e frio.

Quando entrei todo para dentro da gruta, fi-lo de forma decidida e sem olhar para trás. Mesmo sem saber se iria voltar ao ponto de partida, ou se a expedicao valeria a pena. Gostava de afirmar que era um risco calculado, mas nao foi. E nisso tambem residia a beleza da viagem.

Apenas eu e a minha guia. Pensarão os chauvinistas que explorar as profundezas da terra por entre mil perigos e incertezas está destinado a homens de barba rija desiludidos com a vida. Desenganem-se. Haverá alguém que conheca melhor as entranhas da terra do que as mulheres? Pus-me nas mãos dela, mais experimentada que eu nestas expedições, deixando-me guiar cegamente. Cegamente passou a ser termo pois durante a expedicao as pilhas foram perdidas durante arriscado salto para ultrapassar um abismo. Após o meu salto a minha guia teve medo. Arrependeu-se. Não sei ao certo o que aconteceu, mas ao olhar para o abismo e considerar o risco do salto, tomou uma decisao. Voltar para trás, sair da gruta e deixar-me continuar sózinho a expedição.

De repente fiquei sem luz e sem guia. Poderia ter saltado de volta, mas isso não é nem nunca foi opção para mim. Não entro em algo para desistir a meio. Afinal sou Rei. Como poderia dizer um dias ás minhas tropas para avancar, e só porque havia a possibilidade de derrota do horizonte, manda-los recuar? Após a morte do primeiro homem, não há retorno. O sangue pede sangue.

Não estou arrependido da minha decisão, nem sequer sinto raiva pelo abandono da minha guia. Foi uma sociedade proveitosa enquanto durou. Tenho comigo alguns achados interessantes e valiosos. A ironia é que não sei se algum dia verão a luz do dia, ou a escuridao de um museu.

Agora tateio nas paredes escuras e húmidas da gruta na busca de uma saida. E vejo luzes... que podem ser apenas o brilhar dos olhos de morcegos. Qualquer lampejo me anima.Acalento a esperança de um dia encontrar uma espeleologista perdida e possamos trocar achados, ou se ela tiver consigo pilhas, possamos ter luz para sair da gruta.

Afinal são apenas morcegos. Não faz mal. São uma boa conpanhia. Não me decepcionam Sempre foram aminha fiel companhia desde o inicio da viagem.

3 comments:

Barão d'Holbster said...

Boa...
O equinócio é sempre uma boa altura para mudar...
Não passes muito tempo na gruta, arriscas a que um dia deixes de ver, e isso, ninguém que que aconteça

Boabdil said...

O meu maior receio é o choque quando voltar a ver luz... ficarei certamente ofuscado... e cego?

Anonymous said...

Tenta ser um espeleologista preocupado com as ENERGIAS RENOVÁVEIS.


--- CONCURSO SOLAR PADRE HIMALAIA - Edição 2006: Divulgação das ENERGIAS RENOVÁVEIS.

Em http://www.cienciaviva.pt/rede/energia/himalaya2006/home/

Ou em http://www.cienciaviva.pt/home/ / Concurso Solar Padre Himalaya / Uma iniciativa da SPES para a divulgação das energias renováveis, com o apoio da Ciência Viva.

Nota 1: Em 2005 inscreveram-se 70 Escolas. Em 2006 – e para quem não acredita em melhorias superiores a 100% - houve um aumento superior a 150%. Inscreveram-se 187 Escolas.

Nota 2: Padre Himalaia versus Energia Solar. Ver http://www.energiasrenovaveis.com/html/canais/destaques/destaques1204.asp

Nota 3: Uma Freguesia Renovável. Ver http://www.energiasrenovaveis.com/html/canais/cr/cr.htm


PROPOSTA DE MELHORIA: As PRAIAS da costa Portuguesa estão a ser “COMIDAS” PELO MAR. Porque é que não constróiem DIQUES PROTECTORES que sejam PLATAFORMAS GERADORAS de ENERGIA DAS ONDAS?


MELHORIA - “Portugal vai ter MEGA CENTRAL SOLAR”,

http://dn.sapo.pt/2006/04/28/economia/portugal_ter_megacentral_solar.html

Conclui-se deste artigo que há milhares de PROJECTOS PARA APROVAR mas na DGE (Direcção-Geral de Energia) deve haver muitos INCOMPETENTES ou devem ter TIRADO O CURSO UNIVERSITÁRIO A COPIAR!!!



EXTRA DOCUMENTO:


--- PERGUNTA:

Sabes o que é um ÍNDICE REMISSIVO? http://eunaodesisto.blogs.sapo.pt/23228.html


--- PUBLICIDADE ENGANOSA (Será?!):

Paguem um ORDENADO DE SEIS MIL E CEM (6100) EUROS, mensal, a cada um dos TRÊS DAS JUNTAS de Freguesia: O Presidente, o Tesoureiro e o Secretário.

Nota 1 – Sejam eles de que Partidos forem.

Nota 2 – Sejam eles Doutores, Engenheiros ou tenham a 4ª classe.

? Porquê? Porque as Juntas de Freguesia são o PRIMEIRO PILAR DA GOVERNAÇÃO de um País.

Em http://www.correiodominho.com/noticia.ler.php?SD=24&IDTema=7&ID=20776
ou caso falhe em http://eunaodesisto.blogs.sapo.pt/arquivo/2005_04.html#565183



Braga, 19.4.2006

mauricio_102@sapo.pt